Embrapa apresenta alternativas forrageiras na Agrotecno Leite 2013

Embrapa apresenta alternativas forrageiras na Agrotecno Leite 2013

 

            A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – participa da 7ª Agrotecno Leite, de 25 a 27/09, na Universidade de Passo Fundo, com quatro unidades de pesquisa: Clima Temperado (Pelotas,RS), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Pecuária Sul (Bagé, RS) e Trigo (Passo Fundo, RS). No campo, serão apresentadas alternativas forrageiras anuais, enquanto que no estande institucional estará a mostra Embrapa 40 Anos. 

            A média de produção de leite no Brasil é de 4 litros/vaca/dia, enquanto que o potencial chega a 20 litros/vaca/dia. Em Passo Fundo, RS, sede da Agrotecno Leite, a média é de 11 litros/vaca/dia, mas o setor produtivo se mobiliza para crescer ainda mais. O entrave, segundo os especialistas, está nos custos de produção, sendo que entre 40 e 60% dos gastos com o plantel está na alimentação dos animais. De acordo com o pesquisador Renato Fontaneli, investir no planejamento forrageiro pode garantir a sustentabilidade do produtor de leite, principalmente utilizando áreas ociosas com pasto de qualidade, silagem, feno e grãos de cereais.

            Entre as opções de forragens apresentadas pela Embrapa estão trigos, triticale, centeio, aveias, azevém, trevos, cevada, capim sudão e capim elefante. Ainda, tecnologias para conservação e manejo de forragens, higiene de ordenha e integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

            A Agrotecno Leite 2013 acontece de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo, e deverá receber mais de 11 mil visitantes. Informações no site www.agrotecnoleite.com.br. A promoção é da UPF, Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Instituto para o Desenvolvimento de Passo Fundo, Sebrae/Senar, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Prefeitura de Passo Fundo, RBSTV, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo e Sicredi.

  • Últimas Notícias

    Agrotecno Leite acelera preparativos

    Palestras técnicas, demonstrações a campo, exposição e feira de máquinas agrícolas e de animais além de comercialização, tudo isto e muito mais está sendo preparado para receber os visitantes que deverão comparecer em grande número na Agrotecno Leite 2014. O evento é organizado por um grupo de entidades e desde 2007 se destaca como o mais importante evento da cadeia do leite no Rio Grande do Sul. A feira acontece entre os dias 23 e 25 de setembro no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo (RS).

    Conforme o presidente da Agrotecno Leite, Ari Rosso, a feira é um evento que está marcado no calendário dos produtores rurais e empresas do setor. Pensada para difundir as inovações técnicas, produtos e serviços voltados para a cadeia produtiva do leite o evento busca a atender a esta proposta de inovação e novidades para técnicos, estudantes, produtores e empresários envolvidos em toda cadeia. “Procuramos aperfeiçoá-la a cada ano expondo e apresentando tecnologias e temas que atendam as demandas atuais do produtor rural”, assinala Rosso.

    Com o tema central focado em Planejando o Futuro Sustentável, a Agrotecno Leite vai tratar sobre manejo de doenças nos rebanhos, A Importância do Leite, consumo e mercado, o ano da Agricultura Familiar, entre outros temas. Destaca-se também, o projeto Beba Leite, uma ação que tem sido um sucesso e este ano contará com a participação de importantes cooperativas, tais como Piá, Santa Clara, Languiru e Cosulati, no qual alunos da rede pública e privada da região do Planalto Médio visitam a Agrotecno Leite com o objetivo de conhecerem mais o universo rural, a produção de leite desde o campo até a indústria. “As crianças saem encantadas desta experiência”, assinala Rosso, acrescentando que deve acontecer ainda a reunião da Câmara Setorial do Leite.

    A Agrotecno Leite, terá abertura oficial dia 22 de setembro, as 19h, para autoridades e convidados, e contará com a presença de autoridades e representantes das entidades promotoras. A palestra de abertura do evento será do Dr. Paulo do Carmo Martins, pesquisador e chefe geral da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), explanará sobre a “Produção, demanda e visão estratégica para o Brasil no mercado de lácteos”.

    A partir do dia 23 até o dia 25 de setembro, o evento estará com as portas abertas para visitação do público. A entrada é gratuita. Informações sobre a feira – www.agrotecnoleite.com.br

     

    setembro 13th, 2014

    Agrotecnoleite 2014 é lançada em Passo Fundo

     

    Com presença de diversas autoridades da região, foi lançada na manhã de ontem (17/07) a edição de 2014 da Agrotecno Leite, evento que acontece entre os dias 22 e 25 de setembro na Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo (RS). De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Ari Rosso, a feira foi criada em 2007 com o objetivo de difundir as inovações técnicas, produtos e serviços voltados para a cadeia produtiva do leite.

    Rosso conta que para atender a esta proposta de inovação e novidades o evento deverá apresentar a mostra de animais, julgamento e comercialização de gado leiteiro, dinâmica de máquinas e equipamentos, exposição de máquinas, e ainda palestras técnicas. “É um evento que a cada edição tem se destacado, atraindo todo o sistema produtivo e que tem como tema central, nesta edição, Planejando o Futuro Sustentável”, assinala.

    Para o reitor da UPF (Universidade de Passo Fundo), José Carlos Carles de Souza, a Agrotecno Leite tem uma grande importância, uma vez que a Região Norte é uma das principais produtoras de leite do Brasil. “Nosso apoio é total através de tecnologias e projetos acadêmicos. Acredito que esta edição será melhor que as anteriores”, sintetiza.

    Por fim o vice prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso afirma que o setor leiteiro no município é muito representativo, “por isto, apoiamos a sua realização, uma vez que vai trazer soluções para melhorar a produtividade do campo”, finaliza.

    Sobre a Agrotecno Leite

    Desde 2007 a Agrotecno Leite é um evento que está marcado no calendário dos produtores rurais e empresas do setor. Pensada para difundir as inovações técnicas, produtos e serviços voltados para a cadeia produtiva do leite o evento conta com um espaço privilegiado que contempla estações técnicas de campo, parcelas demonstrativas de empresas, mostra de gado leiteiro, estação de preservação ambiental permanente, dinâmica e exposição de máquinas, equipamentos e produtos voltados para o agronegócio, mostra da agricultura familiar, projeto Beba Leite e palestras voltadas para técnicos e produtores rurais.

     

    Mais Informações:

    Atendimento à imprensa:

     

    Agropress Marketing e Comunicação

    Nelson Moreira – Fone: (51) 9206-0957

    Email: nmoreira@agropress.com.br

     

    Verônica Vargas Muccini – Fone: (54)9966-0125

    Email: veronica.mozzini@gmail.com

     

    agosto 5th, 2014